Dia 24 de março participei do III Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos. Houve vários relatos, com espaço para debates. A intenção deste encontro é a formação de comitês municipais para que seja inserido no currículo escolar, do ensino infantil ao fundamental, o estudo destes direitos.
Minha aprendizagem mais importante foi conhecer melhor este assunto, pois confesso que para mim esta era somente uma entidade destinada a "proteger bandidos". descobri que envolve saúde pública ( quando um cidadão não consegue atendimento médico e hospitalar digno, tem seu direito violado...), segurança, auxílio a refugiados, proteção das crianças, questões raciais, laicidade da justiça, acessibilidade, etc.
Uma frase marcante para mim foi uma definição dos direitos humanos: " Não infringir a integridade alheia, sob nenhum discurso ou circunstância". Foi dita por uma professora, quando esta tocava em um assunto delicado, que é a violência doméstica, onde muitos indivíduos ainda acreditam que se uma mulher faz algo de errado, merce apanhar do marido; No caso do bandido, quando apanha da polícia; Dos linchamentos públicos, onde o povo acredita estar fazendo justiça (?) com as próprias mãos.
Link para visitar e saber mais: http://www.sedh.gov.br/