segunda-feira, 14 de junho de 2010

Desenhos

Achei em meus "alfarrabios" um artigo que guardei a algum tempo, e que vai de encontro a uma postagem antiga, de 12/04/10, "Reflexões sobre a Páscoa", onde comento sobre o desenho estereotipado, o que damos prontos para os alunos pintarem.
As datas comemorativas nos "hipnotizam" com estes tipos de atividade, por que é bonitinho, fácil, agrada aos alunos e pais. Mas este engano tem um preço: "Algumas crianças dizem, então, não saber desenhar e com isto estão querendo dizer que não sabem fazer estereótipos, que não sabem desenhar igual à professora. Estão, em última análise, mostrando que já se tornaram inseguras em relação ao desenho, não acreditam mais que são capazes."(Vianna, Maria Letícia. 1994)
Quantas vezes escutamos isso dos alunos, que não sabem desenhar? E nós é que não intencionalmente fazemos com que pensem assim, ao valorizar a famosa folhinha mimeografada, o xerox...
Sobre os danos, ainda diz que "Os desenhos estereotipados empobrecem a percepção e a imaginação da criança, inibem a sua necessidade expressiva, embotam seus processos mentais, não permitem que desenvolvam naturalmente suas potencialidades. estereotipar quer dizer simplificar, esquematizar, reduzir a expressão mais simples."(Vianna, Maria Letícia.1994)
Muitos de nós, já adultos, temos o desenho pobre, pois nos acostumamos as cópias e pinturinhas em nossa época escolar. Em avaliação, a maioria dos adultos, inclusive os de nível universitário, desenham como crianças ainda, ou seja, evoluíram em muitos aspectos, menos nesse. O que podemos agora que tomamos consciência, é evitar perpetuar isto com nossos alunos.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Sabrina, tudo bem?

Esta seria a última semana de postagens, porém você ainda pode colocar suas postagens em dia até o dia 12/07. É preciso ter no mínimo 10 postagens!

Beijão