segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cultura

     Cultura: bagagem de conhecimento.Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
"A cultura é uma rede fechada de conversações. As mudanças culturais acontecem como modificações das conversações nas redes coloquiais em que vivem as comunidades que se modificam. As mudanças se sustentam mediante alterações no emocionar dos membros da comunidade." (Maturana,CAPÍTULO 2.3 DA TESE: APRENDIZAGEM AMOROSA NA INTERFACE ESCOLA – PROJETO DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA DIGITAL de Luciane Magalhães Corte Real, PGIE/UFRGS, 2007.)
     Muitas pessoas confundem cultura com inteligência. Inteligência é a capacidade de aprender, cultura o que aprendemos por sermos inteligentes. As novas correntes filosóficas estão apregoando que agora não é mais importante a aquisição de cultura: devemos aprender a nos adaptar e trabalhar em grupo. Isto é uma desqualificação para formação de mão de obra substituível: alguém que também sabe pouco de muita coisa pode ocupar seu lugar, desde que saiba se adaptar. Saber viver e trabalhar em grupo é importante, saber sa adaptar é o que trouxe o ser humano até aqui, mas não podemos desprezar a cultura, que é o legado que deixaram para nós e que passaremos adiante aos que virão.
    



2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Sabrina!
As suas colocações referentes à Cultura são pertinentes.
Realmente Cultura é resultado do aprendizado, sem inteligência ninguém deixaria sua herança para apreciação e muitas vezes servindo de exemplo a aperfeiçoar e adaptar tecnologicamente pelas novas gerações.
Quanto ao EJA necessita-se adaptar a realidade e as necessidades do aluno adulto.
Percebendo a necessidade das colocações e dúvidas a respeito do EJA de muitas colegas, resolvi colocar uma simples experiência que vivenciei.
Em 2005 Trabalhei na supervisão do EJA onde tínhamos uma 04 turmas de alunos uma delas com 20 alunos no nível de 1º a 4ª série uma professora, o que fizemos em primeiro lugar uma refeição reforçada, de trabalhador, (buscamos no comércio local os alimentos necessários), em segundo lugar organizamos duas oficinas de artesanato: uma de confecções de bijuterias para as mulheres e outra de trabalho em madeira para os homens. Os homens também se interessaram pelas as bijuterias, então se tornou duas oficinas que trabalhávamos três vezes por semana, para as horas de atividades de leituras e escrita... era usadas as experiências por eles trabalhadas, junto com a professora se criava um texto coletivo e ... na matemática era cálculos usando as quatro operações e até porcentagem e por aí afora era um prazer se trabalhar com esses alunos e dos 20 alunos matriculados só uma aluna evadia por motivos de gravidez e já tinha outros filhos e não deu mais conta do recado. Na verdade temos que usar da criatividade e colocar professores que tenha sensibilidade para trabalhar com adultos. Acho que as instituições precisam de mais verbas para oferecer uma educação de qualidade. Assim como se encontra é só boa vontade e criatividade, por parte da equipe diretiva e professores...
Obrigada por suas postagens!
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Sabrina não deixe de fazer suas postagens para não acumuluar! Abraços