quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Métodos de alfabetização

“Para Lílian Nascimento, “a consciência fonológica é diferente do método fônico de alfabetização”. Aplicar o método fônico para trabalhar a consciência fonológica, “seria um retrocesso”. (Jornal Letra A – jun/jul. 2005).

Muitas escolas, por indicação de suas mantenedoras, acham que estão utilizando a consciência fonológica para alfabetização de alunos de primeiro ano. Mas estão confundindo esta com o método fônico, conhecido popularmente como o antigo “método da abelhinha”. A professora DEVE utilizar este método, através de cartilhas, enfatizando o som das letras oralmente. Não pode de maneira nenhuma sair da programação da cartilha, sendo que pessoas autorizadas irão na escola verificar se a mesma está sendo utilizada, e testando os alunos. Ou seja, além de “ressucitar” a abelhinha, ainda retira toda a autonomia do professor. Sem falar que o aluno de 6 anos é obrigado a aprender a ler, onde antes deveria ter contato com a alfabetização apenas de forma lúdica.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Sabrina,

Quem conhece e já fez experiências com alfabetização tem autoridade para falar no assunto que é bem complexo. Penso que os educadores mais do que nunca deve se aprimorar na questão. Principalmente se pretendem trabalhar na área da alfabetização.
Não deixe de fazer suas postagens.
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS