quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Postagem 3 - Eixo III - Fundamentos da Alfabetização

Esta interdisciplina foi muito importante para mim. Eu tinha turma de alfabetização a alguns anos, e hoje até me envergonho de dizer que eu não sabia o que estava fazendo. Tinha um trabalho de repetição: uma colega me ensinou a dar aula para a primeira série (hoje segundo ano) e desde então eu fazia a mesma coisa. Ela me ensinou o método de avaliar a evolução da escrita, mas só durante esta interdisciplina eu descobri que foi da Emília Ferreiro, e qual o propósito desta avaliação, que é ajudar o aluno a evoluir, chegar no nível seguinte. Antes eu avaliava por avaliar, porque alguém me disse que deveria fazer.
Hoje eu ainda tenho turma de alfabetização, mas quanta diferença!! Me preocupo se meu método está funcionando, se meus alunos estão evoluindo, sabendo o que estou fazendo. E a relação com o TCC é imensa, pois aprendi que as atividades de leitura diversificadas e o letramento (uso social da escrita) são imprecindíveis nesta fase, e meu tema é Literatura Infantil.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que bom Sabrina... você está evolunido como profisisonal, e isto é o retorno da longa caminhada no Pead. Está agora colhendo os frutos!

Bjs