sábado, 16 de outubro de 2010

Postagem 4 - Três primeiros eixos

Os três primeiros eixos serviram como embasamento, principalmente na área tecnológica. Aprendemos a usar o computador, criar blogs, usar o ambiente do rooda. As amizades começaram a se delinear, e permanecem até hoje. A algum tempo li em um estudo, que apesar de todos que terminam o ensino médio acreditarem que as amizades que construíram nestes três anos serão duradouras para toda a vida, na realidade as amizades que criamos durante a faculdade são as que realmente levaremos conosco para sempre. Para mim estes primeiros eixos também deram algo a mais: a real certeza de que a Literatura Infantil é uma grande paixão. Não é a toa que é o tema do meu TCC, e em meu portfólio no fim do semstre já havia me dado conta disto.
"Como eu já postei no portfólio, o que mais me interessou neste semestre foi Literatura, pois eu já gostava demais do assunto antes, e talvez isto tenha influenciado. Mesmo não sendo mais tarefa obrigatória, eu fiz a contação da mesma história de três formas diferentes, e foi um sucesso com os alunos. Foi relacionada á atividade sobre contos de fada, e usei a história da Chapeuzinho Vermelho, daí já saindo o gancho para o cuidado ao falar com estranhos, pois aconteceu á pouco tempo um episódio de um aluno quase ser sequestrado na porta da sua casa por uma estranha, a uma quadra da escola, e infelizmente temos que alertar as crianças para as mentiras que os estranhos contam para enganá-las. A professora que é paralela á minha turma também fez a mesma atividade, pois achou muito interessante.
Também gostei muito da atividade que fiz integrando Artes Visuais e Literatura, a partir do livro Folclore Encantado, onde após a contação da história as crianças utilizaram materiais diversos para ilustração, assim como a autora. Mesmo não sendo uma atividade proposta por nenhuma das duas interdisciplinas, acredito que foi á partir do que estávamos aprendendo que construí uma idéia nova e tive uma aula prazeirosa e que rendeu bons frutos com os alunos, pois fizeram trabalhos maravilhosos. A Literatura me influenciou tanto que estou pensando sériamente em me pós-graduar em Literatura infantil após o PEAD.
Uma atividade que serviu para me aproximar de algumas colegas foi a contação de histórias da aula presencial de Literatura, pois ao entrar em um grupo de colegas diferente do que estou acostumada a trabalhar conheci pessoas novas trocando experiências e idéias além da própria atividade. O Encontro Internacional de Educação também me aproximou das colegas que trabalharam comigo no dia e aprendi a falar para um grande público e a ter jogo de cintura em situações adversas."

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que bom Sabrina! Esses primeiros eixos certamente tem um grande valor na formação da turma de vocês. Não deixa de ser um momento de Inclusão Digital.

Abraços

**

FELIZ DIA DOS PROFESSORES

“Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta
da inteligência, um semeador de idéias”. Augusto Cury

Abraços

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Sabrina

Suas postagens estão atrasadas. Não esqueça que precisa ter um nº x de postagens para a aprovação no Seminário Integrador.

Abraços