sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

POSTAGEM 9 - DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

Este trabalho foi some tema gerador:

"Freire defende o ensino onde a escola deixa de ser campo de reprodução para ser agente transformador da realidade. Ele comenta o fato de um trabalhador passar o dia na dureza de seu trabalho (Paulo Freire, Educação como prática da liberdade, 1971) e ser educado com uma cartilha onde só percebe palavras e frases descontextualizadas não só entre si, mas também da realidade. Como pode se identificar e se tornar agente transformador desta sua realidade de dureza?
O tema gerador é uma proposta metodológica fundamentada na dialética do conhecimento. Ou seja, só através do diálogo há a verdadeira educação. O professor precisa adaptar-se, saber que o principal não é os alunos aprenderem o conteúdo, mas sim como este conteúdo vai ajuda-los na compreensão da realidade. Saber também o que estes alunos querem saber neste momento, e o porquê. Este diálogo, onde a palavra é o instrumento, gera um tema de interesse.
Este tema é chamado de gerador porque pode se desdobrar em outros temas. Nas palavras de Frei Betto, O Ivo que viu a uva descobriu de que maneira a uva é plantada, vendida, seus usos e a cultura por trás disto. Não só mostrou como Freire embasou sua metodologia de projetos, mas como esta aprendizagem transforma o sujeito dela em um ser pensante sobre sua realidade.
Como base para a educação de jovens e adultos, é através de palavras de seu cotidiano, de assuntos de seu interesse, que este jovem e adulto se alfabetizará. “Aprende-se quando o que se aprende é significativo para a gente” (Freire, Paulo). A partir deste tema se desencadeará o processo educativo, gerando outros interesses, outras vivências, que levarão o aluno a se entender, e entender sua situação no mundo, para que assim possa ser um real agente transformador, um cidadão consciente de seu papel na sociedade. "

Na realidade, o tema gerador foi importante na realização do meu estágio, onde a partir da alimentação trabalhei corpo humano, plantas, animais. Um assunto foi "puxando" o outro, e tudo a aprtir de um único tema gerador. Sei que Paulo Freire quando lançou este assunto pensou nos alunos da EJA, mas pode-se adaptar para a realidade dos pequenos.

Nenhum comentário: