sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Postagem 8 - Eixo VI - Fiosofia da Educação

Nesta interdisciplina assistimos ao filme "O Clube do Imperador", onde deveríamos pensar sobre dilemas morais.Meu trabalho foi o seguinte:
"A cena do filme onde o professor está diante de um dilema moral, é na hora em que percebe que o aluno que se tornou seu "protegido" está colando no teste para se tornar o César, honra máxima da escola. Seu primeiro impulso foi delatá-lo diante dos presentes, mas controlou-se a ponto de conversar com o diretor, sendo que este o mandou fingir que não viu nada.
Seu conflito foi: Será que devo delatá-lo, já que fui cúmplice em sua "falcatrua", o colocando em uma posição que não era merecida? A solução que encontrou foi de agrado a todos, quando fez uma pergunta que foi discutida em aula, não uma teoria que ele podia ter copiado de um livro, fazendo assim vencedor o outro concorrente. Não desobedeceu o diretor, mas não deixou o desonesto vencer.
Os princípios morais neste conflito são honestidade e justiça. Ele próprio sente-se desonesto por ter tirado a possibilidade de outro aluno merecedor de participar do concurso. O aluno foi desonesto ao colar, e mostrou que isso era uma falha grave no seu caráter ao pedir uma revanche para alavancar uma carreira política em cima de seu antigo professor e colegas, continuando mentindo e trapaceando mesmo depois de muitos anos. Por fim, o professor acreditou ter feito justiça ao fazer o aluno trapaceiro perder o concurso nas duas vezes. Só que ele ainda precisou se redimir com o principal injustiçado, o aluno que ele tirou do concurso, ao se confessar para o mesmo, depois de muitos anos terem se passado.
Acredito que ele fez o melhor que pode, depois de ter cometido a primeira injustiça, com o aluno previamente desclassificado. Seus princípios morais eram sólidos, e ele cometeu este erro achando que estaria ajudando uma criança negligenciada pelo pai a ter um pouco mais de auto-estima. As conseqüências que vieram depois disso foram aceitas e trabalhadas para minimizar maiores danos, o que mostra que era realmente um homem de caráter.
O que ficou de mensagem para todos os professores foi o final, onde ele comenta que pode medir sua vida a partir de todas as outras que transformou para melhor, e não ficar se remoendo por algo que não conseguiu alcançar. "
Percebi, relendo este trabalho, que não fui muito clara em minha escrita. Parto do pressuposto de que quem está lendo também assistiu ao filme, e pode ser que isto não tenha acontecido. Esta clareza me fez falta no TCC, pois precisei reescrevê-lo várias vezes até que ficasse claro e de bom entendimento, além de apresentar conteúdo. Acredito que se tivesse tido esta tomada de consciência antes, teria me poupado muito trabalho.

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