domingo, 20 de dezembro de 2009

Comênio

     Se considerarmos o momento histórico da proposta de Comênio, podemos dizer que foi algo revolucionário e ousado, pois imaginar e verbalizar que todos deveriam ter educação formal, inclusive mulheres e pobres era um disparate naqueles tempos medievais. E implantar ainda uma proposta de ensino onde se partia de conhecimentos prévios do aluno era fora de cogitação, pois este normalmente não era levado em conta na época, o ensino sendo centrado no professor.
     Eu encontro muitos elementos de Comênio relacionados com minha prática. O respeito ao ritmo e capacidade de aprendizagem do aluno, pois sou alfabetizadora, é a principal relação. Não posso “atropelar” o ritmo da criança nesta fase importante de sua vida escolar. Também partir do mais simples para o complicado, associar figura/letra/som, e utilizar jogos, músicas e brincadeiras fazem parte do cotidiano escolar do primeiro ano, minha sala de aula. Isto também me diferencia, pois utilizo estas técnicas não como relaxamento entre uma atividade e outra, mas sim como atividade propriamente dita.

     Infelizmente alguns professores das séries subseqüentes não utilizam mais estes recursos, sendo aluno atrás de aluno, fazendo silencio e copiando do quadro, assim parecendo que as crianças retrocederam no tempo para eras medievais, antes de Comênio escrever seu Orbis Pictus, ao saírem do primeiro ano e avançarem para o segundo.

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