domingo, 20 de dezembro de 2009

Surdos

     Eu não conheço uma pessoa surda. Somente os posso observar conversando no ônibus, na língua de sinais. Minha opinião é que são pessoas como eu, mas que por algum motivo perderam a capacidade de ouvir.
     Acho que as pessoas ouvintes têm uma enorme dificuldade de se comunicar com pessoas surdas. Não conhecendo a linguagem de sinais, alguns gritam, como se isso fosse adiantar. A maneira correta de comunicação seria aprender a língua de sinais, mas sem esta ferramenta pode-se gesticular,desenhar, falar calmamente para que a pessoa leia os lábios.
     Eu não conheço nenhuma instituição de surdos onde estes participem como líderes. Os desafios dos surdos em diferentes instituições são muitos, mas o principal é ser entendido pelos ouvintes e fazer-se entender por eles. Estes em sua grande maioria não conhecem a língua de sinais, e também não se interessam em aprender, a não ser por necessidade específica, como quando um parente é surdo.

     Na escola é necessária uma prática pedagógica realmente inclusiva, onde a cultura e língua dos surdos sejam aprendidas como uma parte do currículo. E o professor, principalmente o alfabetizador, seja preparado para ensinar a leitura não somente a partir da oralidade.

Nenhum comentário: